domingo, novembro 06, 2011


RECICLAGEM

1

























A reciclagem é um processo em que determinados tipos de materiais, cotidianamente reconhecidos como lixo, são reutilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Além de se apresentarem com propriedades físicas diferentes, estes também possuem uma nova composição química – fator principal que difere o reaproveitamento da reciclagem, conceitos estes muitas vezes confundidos.


Este processo é importante, nos dias de hoje, porque transforma aquilo que iria ou já se encontra no lixo em novos produtos, reduzindo resíduos que seriam lançados na natureza, ao mesmo tempo em que poupa matérias-primas, muitas vezes oriundas de recursos não renováveis, e energia. Para produzir alumínio reciclado, por exemplo, utiliza-se apenas 5% da energia necessária para fabricar o produto primário.


Dessa forma, é importante separar esses materiais, para que não sejam encaminhados juntamente com o lixo que não é reciclável, não tendo outro destino a não ser ocupar espaço nos aterros sanitários e lixões. O texto “Coleta seletiva em casa” explica bem esse processo.




Em nosso país, quase toda a totalidade de latinhas descartáveis e garrafas PET são recicladas. Entretanto, plásticos, latas de aço, vidro, dentre outros matérias, são pouco considerados neste processo, reforçando as estatísticas que apontam que somente 11% de tudo o que se joga na lata de lixo, em nosso país é, de fato, reciclado.


No Brasil, Curitiba (PR), Itabira (MG), Santo André (SP) e Santos (SP) são as cidades que mais reciclam seus materiais.> 


Sequência Didática para reciclagem



Objetivo geral 
Conscientizar os alunos da importância da preservação do meio ambiente, em 
conseqüência a valorização da vida e do Ser Humano,  através do conhecimento, da 
criatividade e  de atitudes concretas no nosso dia-a-dia que visam reciclar e reaproveitar 
objetos, como as sacolas plásticas, para diminuir o volume de dejetos produzido pelo ser 
humano e lançados na natureza, diminuindo, assim, a poluição do nosso planeta, 
mobilizando-os a buscar um prática concreta de cuidado com a vida

Metodologia
Os alunos serão divididos em grupos que irão  pesquisar sobre a produção das 
sacolas plásticas, ciclo de uso, tempo de decomposição, quantidades de sacolas plásticas 
lançadas no solo, por mês e ano e soluções para amenizar o impacto ambiental,através 
da  criação de uma sacola ecológica,  além da pesquisa de poemas, de autores nacionais, 
que apresentem os temas: natureza, vida, reciclagem, para fazer  interpretação  visual 
dos mesmos nas sacolas. 
Cada grupo deverá desenvolver a seguintes atividades: 
- Desenvolver uma sacola ecológica, utilizando um material que leve menos 
tempo para se degradar, preservando, assim, a natureza; - Pesquisar sobre a origem, ciclo de uso das sacolas e tempo de decomposição 
das sacolas plásticas, atualmente, utilizadas em nosso dia-a-dia; bem como, do material 
utilizado para construção das sacolas ecológicas e de seu tempo de decomposição; 
- Indicar as medidas adequadas para a confecção de uma sacola ecológica, com 
capacidade para atender as exigências do dia-a-dia das pessoas; 
- Calcular, através de simulações, a quantidades de sacolas plásticas comum que 
podem ocupar um m², para visualização do impacto desse resíduo no ambiente em que 
vivemos; 
- Produzir textos, a partir das pesquisas, sobre o ciclo de vida das sacolas 
plásticas e seu impacto, após o uso, na natureza; 
- Realizar pesquisa de poemas, de autores brasileiros, que abordam os temas 
natureza, vida e reciclagem, realizando uma coletânea dos mesmos; 
- Interpretar visualmente na sacola  um dos poemas escolhidos utilizando 
materiais recicláveis; 
- Criar um espaço concreto, visual, da criação e destruição do meio ambiente 
(cachoeira preservada e rio poluído) 
- Pesquisar  - A Mão de Deus na Natureza ;
- Oração de pedido de perdão  
Os grupos são: 
1º) Caroliene Pivoto, Natacha, Renata, Ricardo, Isabelle, Dhienifher; 
2º) Gabriela, Ronaldo, Felipe G., Milena, Catarina, André, Luiz; 
3º) Vertielle, Isabella, Isadora, Ariany, Guilherme, Jordana, Luryan; 
4º) Rodrigo, Igor, Paula, Amanda, Victor, Felipe;
5º) Karol, Tahuan, Marcelo, Thainara, Larissa, Luydi, Matheus. 

Conteúdos de Aprendizagem
Matemática: 
- Unidades de medidas; 
- Medidas de capacidade; 
- Estimativas e arredondamento; 
- Área, perímetro e volume; 
Língua Portuguesa: 
- Produção de texto; 
- Interpretação; 
- Argumentação. 
Ensino Religioso: 
- Projeto de vida;
- Construímos a família;
- Amor à vida;
- O sentido da vida;
- Preservar é compromisso de amor à natureza.


Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com o desempenho, dedicação e interessa 
de cada um, pois  cada integrante do grupo deve ser responsável por uma parte do 
trabalho, pesquisando, produzindo e apresentando para os demais colegas. 






MÍRIÃ CERQUEIRA

1 comentários:

... disse...

Ficou muito bom colega parabéns.

Postar um comentário